O Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul SAESA SCS (antigo DAE SCS) é uma autarquia municipal que promove estudos e trabalhos técnicos relativos à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação das taxas e tarifas referentes aos serviços prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas pelos seus serviços.
A autarquia municipal foi criada em 19 de dezembro de 1969, pela Lei n.º 1.813, e tem capacidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira. O trabalho do SAESA SCS, levou São Caetano, em 1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem 100% de infraestrutura de saneamento básico. Em 2009, o primeiro da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto e a cumprir sua meta no Projeto Tietê, que visa despoluir o rio Tietê e seus afluentes.
É pioneiro na utilização da água de reúso no Brasil, uma iniciativa responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o tratamento e a destinação final do lixo e o Centro de Triagem da Coleta Seletiva, localizado no Bairro Prosperidade, onde é feita a separação e o encaminhamento dos materiais recicláveis recolhidos diariamente na cidade.
Em Agosto de 2017, através da lei 5.546 de 16 de agosto de 2017, houve a ampliação dos serviços prestados pela autarquia, dentre eles:
✔ Transferência das atribuições da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SESURB – relativas à limpeza pública e ao saneamento ambiental;
✔ Criação da Divisão de Desenvolvimento Ambiental, com atribuições de gerenciar os parques e jardins públicos, promover a educação ambiental, etc.
Para ver a relação completa de mudanças, acesse o link da lei acima.
Com vistas a melhorar cada vez mais a gestão e, por consequência, garantir melhores resultados e satisfação dos clientes e colaboradores, o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul, SAESA SCS, definiu Missão, Visão e Valores, em reuniões semanais do Grupo de Trabalho formado para debater questões do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que está sendo implantado na Autarquia Municipal. Esses conceitos foram aprovados pela superintendência e diretores do DAE.
Confira abaixo:
Missão: Garantir a disponibilidade de água potável de qualidade, atender na sua totalidade a necessidade de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas e o manejo de resíduos sólidos, por meio do saneamento básico sustentável para todos os munícipes de São Caetano do Sul.
Visão: Ser reconhecida, por meio de números de excelência, como umas das melhores empresas de saneamento básico municipal do país até 2020. Isso pela valorização efetiva de seus profissionais e colaboradores; melhoria continuada dos processos técnicos e administrativos; confiabilidade e eficiência do sistema; e cumprimento integral de normas e disposições legais.
Valores
✔ Transparência, moralidade e ética;
✔ Tratamento com dignidade e respeito ao munícipe;
✔ União de todos os colaboradores em busca do mesmo objetivo;
✔ Confiabilidade e eficiência nos serviços prestados;
✔ Responsabilidade socioambiental.