Na nova política adotada pelo SAESA SCS, a ligação e o respectivo hidrômetro passarão a ser de propriedade da Autarquia, que se responsabilizará financeiramente pôr eventuais manutenções. O usuário só pagará pelo serviço realizado no ato da solicitação da ligação de água.
Este programa contempla a substituição dos cavaletes pôr Unidade de Ligação, Medição e Controle – ULMC, escolhido pela necessidade do Departamento em possuir um sistema integrado, facilmente calibrável, mais seguro contra fraudes e garantido quanto à absoluta estanqueidade e precisão.
É um sistema padronizado e flexível tanto na disposição e tipo de medidores quanto no tipo de entrada do cliente, que oferece garantia de longo prazo contra vazamentos e sub-medições.
A utilização deste novo equipamento visa contribuir para a precisão na medição dos consumos, a facilidade operacional, a conservação do recurso hídrico, e principalmente para a integridade da relação SAESA SCS / Consumidor.
Os atuais sistemas de ramais prediais são obsoletos, ineficientes e difíceis de serem aprimorados.
Esse novo sistema atenderá aos seguintes requisitos:
✔ Performance idêntica aos ramais soldados;
✔ Peça integrada e;
✔ Garantia de perda zero.
As principais vantagens na utilização da ULMC serão a eliminação do cavalete e do registro no passeio, além de:
✔ Eliminar a função de fixação da tubulação (como é no cavalete);
✔ Preservar o hidrômetro sempre cheio de água inclusive nos regimes intermitentes;
✔ Permitir calibração em campo, sem desmontagem da instalação;
✔ Impedir a inclinação e conseqüentemente redução de sensibilidade;
✔ Facilitar a leitura;
✔ Permitir a tomada de pressão (para uso de Data Logger);
✔ Permitir a supressão de fornecimento.
Dificultará as fraudes de diversos tipos conhecidos e possíveis como, inversão, remoção, perfuração, obstrução e compressão, além de ser resistente a corrosão e ter vida útil superior a 30 anos.