Fundo de Lote

Fundo de lote

Conheça os dados e como fazemos

 

Em razão do município de São Caetano do Sul possuir uma topografia muito acidentada, algumas quadras não conseguem ser atendidas pelas redes de esgotos das ruas, uma vez que os lotes tem caimento do terreno invertido, necessitando de redes complementares nos fundos dos mesmos para a captação dos esgotos, ou seja, fundo de lote é a expressão utilizada para definir as instalações dos esgotos estão localizados nos fundos dos terrenos. Foram construídas há mais de 40 anos e que inclusive, não foram projetadas para receber as águas pluviais (das chuvas), pois eram absorvidas pelos terrenos vazios que na época eram muitos.

Com o aumento das construções os lotes foram sendo impermeabilizados, sobrecarregando as redes de esgotos existentes.

No período das chuvas era comum o rompimento das redes provocando infiltrações nos imóveis vizinhos, mau cheiro, entupimento e colocando em risco a saúde, segurança e a integridade dos moradores atingidos.

Para resolver esses problemas, o SAESA SCS implantou o “Programa de Remanejamento das Redes de Esgotos” existentes nos fundos dos lotes.

O processo contemplou a implantação de uma rede de captação de águas de chuva, para alívio e separação das águas servidas.

 

Ao todo, foram remanejadas 5.100m de rede atendendo a 06 bairros da cidade. São eles: Bairro Nova Gerty, Olímpico, Santa Maria, Barcelona, Fundação e Mauá.