Conheça os departamentos e suas responsabilidades
GALERIA DE DIRETORES / SUPERINTENDENTES:
22º. Rodrigo Gonçalves Toscano – Superintendente (atual)
21°. Marcelo Doval Mendes – Superintendente
20º. Rodrigo Gonçalves Toscano – Superintendente
19º. Osmar Silva Filho – Superintendente
18º. Welington Kalil – Diretor
17º. Luciano Bruno Gardill – Diretor
16º. Luiz Carlos Morcelli – Diretor
15º. Engº Julio Marcucci Sobrinho – Diretor
14º. Cláudio Demambro – Diretor
13º. Wenceslau Teixeira – Diretor
12º. Paulo Higino Bottura Ramos – Diretor
11º. José Antonio Ceolin – Diretor
10º. Cláudio Demambro – Diretor
9º. Milton Feijão – Diretor
8º. Iliomar Darronqui – Diretor
7º. Ubirajara Garcia – Diretor
6º. Nelson Biscolo – Diretor
5º. Nelson Biscolo – Diretor
4º. Isaac Luiz Zveibel – Diretor
3º. Luiz Roberto Martinez – Diretor
2º. Gabriel Torres de Oliveira – Diretor
1º. Hélio Pardini
DIVISÃO TÉCNICA
Para serviços de esgoto, solicitações ou reclamações referentes à falta de água ou vazamentos, o telefone da central ao público é 2181-1825 – Horário de atendimento: das 8h30 às 17h00.
Chefia: o responsável pela Divisão Técnica é o Engª. Braulio Baptista Junior, a qual é composta pelos seguintes setores:
Seção de Água – SAG – Tel. 2181-1800 (ramal 2202) – Horário de atendimento: das 8h30 às 17h00.
A SAG é responsável por projetos e questões ligadas ao sistema de distribuição de água do município. A seção possui um setor de atendimento ao usuário, responsável pelas solicitações de:
✔ Ligações novas;
✔ Transferências e substituições de ramais;
✔ Levantamento e recuamento de cavaletes;
✔ Cancelamento de ligações de água;
✔ Vazamentos em redes, ramais e cavaletes.
Seção de Esgoto – SEG – Tel. 2181-1800 (ramal 1856) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A SEG é responsável pela exploração e gerenciamento direto dos serviços públicos de captação e afastamento de esgoto. O atendimento ao público abrange os seguintes serviços:
✔ Implantação, ampliação e remanejamento da rede de esgoto;
✔ Construção, operação e manutenção de estações de bombeamento e recalque de esgoto;
✔ Manutenção e conserto de vazamentos e entupimentos de redes de esgoto;
✔ Pedidos de novas ligações domiciliares, trocas de ligações domiciliares, desobstruções de ramais domiciliares e desobstruções de redes de esgotos;
✔ Vistorias referentes a infiltrações de águas servidas.
Seção de Hidrometria e Medição de consumo – SHMC – Tel. 2181-1800 (ramal 1820) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A SHMC executa serviços de:
✔ Revisão de hidrômetros;
✔ Aferições de equipamentos;
✔ Transferências de cavaletes;
✔ Instalações de hidrômetros novos por pedido de ligações;
✔ Trocas de kits e controle dos poços particulares no município.
Seção de Operação e Manutenção – SOM – Tel. 2181-1800 (ramal 1825) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A SOM é a sede operacional do SAESA-SCS, localizada na Rua Mato Grosso, nº 70, Cerâmica. Nela são gerenciadas todas as equipes de serviços de campo e atende ao público em plantões.
Seção de Controle – SCTRL – Tel. 2181-1800 (ramal 1818) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A SCTRL consiste basicamente no suporte às demais seções desta divisão, além de realizar:
✔ Controle de medições de poços artesianos municipais;
✔ Fornecimento de água por atacado da SABESP;
✔ Distribuição de água potável por caminhões-pipa particulares;
✔ Controle de qualidade da água distribuída no município através de análises laboratoriais periódicas e pesquisas de vazamentos não visíveis.
Seção de Desenho e Cadastro – ST-DC – Tel. 2181-1800 (ramal 1817) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A ST-DC é responsável:
✔ Pela elaboração e análises de projetos de distribuição de água potável, esgoto, água pluvial, construções cívis e empresas privadas e ou públicas nas instalações urbanas;
✔ Analisa processos de obras particulares, com base em normas e decretos do SAESA SCS, no que tange às instalações hidráulicas;
✔ Gerencia equipes de manutenção hidráulica, preventiva e corretiva, nos próprios municipais;
✔ Fiscaliza as empresas especializadas nas manutenções das estações elevatórias, equipamentos de ar condicionado e instalações elétricas, estações elevatórias de Águas Pluviais, poços artesianos e bicas públicas.
Serviço de Fiscalização de Água/Esgoto – SE-FIS – Tel. 2181-1800 (ramal 1823) – Horário de atendimento das 8h30 às 17h00.
A SE-FIS é responsável:
✔ Por pedidos de ligações novas de água, esgoto e transferências de cavaletes;
✔ Aprova solicitações que se enquadrem nas normas técnicas, atualizando o cadastro de campo, emitindo notificações e autos de infrações conforme a necessidade.
Seção de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública
Executa os serviços tais como:
✔ Poda de árvore;
✔ Poda de raiz;
✔ Coleta de resíduos comuns, recicláveis, resíduos da construção civil e resíduos de serviço de saúde;
✔ Entrega dos sacos amarelos;
✔ Jardinagem e limpeza de praças, parques, jardins e vias;
✔ Varrição de ruas;
✔ Lavagem especial de locais públicos;
✔ Desassoreamento de córregos e canais;
✔ Limpeza das ruas de feiras livres com lavagem e desinfecção;
✔ Limpeza de Locais de Acesso Aberto ao Público;
✔ Asseio de Monumentos e Sanitários Públicos.
DIVISÃO FINANCEIRA
A Divisão Financeira do SAESA SCS é responsável por executar a política orçamentária e financeira e o controle contábil, bem como planejar, coordenar e promover a execução de todas as atividades relativas à divisão e suas seções subordinadas. O telefone da central ao público é 2181-1828 – Horário de atendimento: das 8h30 às 17h00.
Chefia: o responsável pela Divisão Financeira é a Sra. Sônia Aparecida Nogueira, a qual é composta pelos seguintes setores:
Seção Comercial
Gerencia os setores de Contas e Controles e de Atendimento.
Setor de Contas e Controle
É responsável por:
✔ Gestão das leituras dos hidrômetros nas residências, que são efetuadas eletronicamente por empresa terceirizada com entrega simultânea da conta no momento da leitura;
✔ Faz as revisões nas contas cujo os imóveis tiveram vazamentos involuntários (oculto);
✔ Acompanha as contas que se encontram em inadimplência, emitindo avisos antecipados para a efetivação de corte e reabertura no fornecimento.
Setor de Atendimento
Equipe treinada e preparada, atende as reivindicações dos munícipes, esclarecendo dúvidas da conta de água, como consumo excessivo, e caso seja necessário orienta aos interessados que façam a solicitação pelo setor de Protocolo do SAESA SCS, para as averiguações dos fiscais no local indicado.
Seção de Contabilidade e Finanças
Gerencia os setores de Contabilidade e Custos e de Tesouraria e Finanças.
Setores de Contabilidade e Custos e de Tesouraria e Finanças
Executa os serviços rotineiros da contabilidade pública, tais como:
✔ Elaborar boletins diários de caixa, pagamentos à fornecedores, conciliações de todas as contas bancárias da Autarquia;
✔ Elaborar balancetes, balanço geral e outros relatórios contábeis, inclusive prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, entre outras;
✔ Executa a inscrição dos débitos do exercício anterior em Dívida Ativa, de acordo com a legislação vigente.
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
A Divisão de Desenvolvimento Ambiental do SAESA SCS é responsável pelos processos de supressão de árvores, pedidos de plantio de árvores, licenciamento Ambiental/Manifestação Ambiental, projetos ambientais, orientação técnica, educação Ambiental, fiscalização Ambiental, treinamento e aprimoramento das atividades do meio ambiente. O telefone da central ao público é 4239-1700 – Horário de atendimento: das 8h30 às 17h00.
DIVISÃO ADMINISTRATIVA
É responsável pela aquisição, administração e controle dos materiais necessários para a realização das atividades internas e externas da Autarquia. O telefone da central ao público é 2181-1800 – Horário de atendimento: das 8h30 às 17h00.
É composta pelos seguintes seções:
Almoxarifado
Esta seção é responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos materiais adquiridos pela Autarquia.
Protocolo, Patrimônio e Arquivo
É responsável pelo controle dos bens patrimoniais, andamento e arquivo de processos e entrada de requerimentos.
Restaurante e Copa
Responsável pela produção e distribuição das refeições aos funcionários do SAESA SCS.
As seções abaixo realizam atendimento ao público:
Recepção e Telefonia
Estas seções são responsáveis pela:
Recepção do público e encaminhamento aos setores específicos;
Atendimento e distribuição das chamadas telefônicas. O número do PABX do SAESA SCS é 2181-1800, horário de atendimento ao público das 8h30 às 17h00.
Recebimento e distribuição de correspondências.