Coleta Seletiva

Coleta seletiva e Resíduos Sólidos

Conheça como funciona no município

 

A cidade de São Caetano do Sul possui um sistema de coleta seletiva universalizada, ou seja, atende a 100% do município. Ela é feita, atualmente, no modelo porta a porta, onde os resíduos secos são colocados em sacos amarelos nas calçadas, em dias previamente definidos, e recolhidos pelo SAESA.

Todo o material recolhido é direcionado para a Central de Triagem da Coleta Seletiva.  Lá, tudo é separado e comercializado pela cooperativa de catadores contratada pelo SAESA.

Em São Caetano do Sul, o SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) estuda a implantação de ecopontos, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e ações educacionais. O município possui ainda um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído pela Lei Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013. Com 344 páginas, o documento, que é coordenado pelo SAESA, planeja ações aos próximos 20 anos, sobre a responsabilidade compartilhada dos resíduos gerados na cidade.

Resíduos Sólidos

A coleta dos resíduos sólidos domiciliares é realizada pelo SAESA, de segunda-feira a sábado e feriados, em todas as ruas do Município. 

Horário e dia da Coleta Seletiva no seu bairro:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Barcelona São José Santo Antonio Santa Maria Oswaldo Cruz
Fundação Mauá Santa Paula Boa Vista Olímpico
Prosperidade Jd. São Caetano Centro Nova Gerty Cerâmica

  

CENTRO DE TRIAGEM

 

A cidade de São Caetano do Sul possui um Centro de Triagem de resíduos recicláveis, que está situado num espaço de 1920 metros quadrados, na Avenida dos Estados, 4.200, no Bairro Prosperidade, local para onde os resíduos são encaminhados ao tratamento, separação, descarte e destinação final – este espaço abriga um Núcleo de Educação Ambiental.

No Centro de Triagem, que passou por reforma e modernização, o material coletado é separado (garrafas PET, plásticos duros e filmes, papel, papelão, caixas de leite e de suco, vidros, alumínios, latas e jornais), passa por uma esteira elevatória, é compactado e recebe sua destinação.

 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Núcleo de Educação Ambiental fica dentro do Centro de Triagem e oferece aulas educativas a escolas explicando a importância do trabalho de reciclagem.

Veja abaixo na cartilha do Núcleo quais tipos de materiais podem ser reciclados, o tempo de decomposição de alguns objetos, entre outras informações.

 

Para mais informações sobre o Núcleo de Educação Ambiental, entre em contato pelo telefone 11 4239-1700.

 

DESCARTE CORRETO DO LIXO RECICLÁVEL 

Agora que você já sabe quais materiais podem ser reciclados, verifique em quais horários o caminhão de lixo passa na sua rua. O lixo exposto por muito tempo acarreta problemas como vandalismo, sujeira, bagunças de cachorro e chuvas que levam e entopem as bocas de lobo com esses detritos.

Resíduos Sólidos

A coleta dos resíduos sólidos (lixo comum) é realizada pelo SAESA, de segunda-feira a sábado e feriados, em todas as ruas do Município. Pedimos aos moradores, que evitem o descarte do lixo aos domingos. 

HORÁRIOS POR LOGRADOURO:

NOTAS IMPORTANTES

1 – Segunda Feira Noturno – Nas segundas feiras o horário de coleta poderá ter um acréscimo de até duas horas, devido ao excesso de lixo.

2 – Poderão ocorrer atrasos no horário de coleta, devido ocorrências que possam vir a prejudicar o andamento dos serviços, como fila no aterro sanitário para descarga,trânsito intenso nas vias da cidade e no caminho para o aterro sanitário, excesso na quantidade de resíduos dispostos acima da média habitual, obras em vias públicas,acidentes e incidentes que impossibilitem a prestação de serviços de forma adequada

3 – O lixo deverá ser disposto nas vias públicas, devidamente acondicionado em sacos plásticos, NO MÁXIMO UMA HORA ANTES DO HORÁRIO PREVISTO DE COLETA para evitarmos problemas com resíduos espalhados.

 

Caso queira digitar o logradouro, acesse http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/coleta/