Conheça o DAE
DAE Ensina
Área do Munícipe
Converse com o DAE
terça-feira, 21 de outubro de 2014
main_conheca.jpg



09/04/2013 - Obras: rede de esgoto na Rua Major Carlos Del Prete


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul informa que, de 9 a 30 de abril, estará realizando obras de remanejamento da rede de esgoto na faixa da esquerda da Rua Major Carlos Del Prete, entre o trecho das ruas José de Alencar e Olavo Bilac, no Bairro Santo Antônio. As intervenções têm como objetivo substituir cerca de 90 metros da atual tubulação de cerâmica por outra mais moderna de PVC.

"As obras se fazem necessárias para acompanhar a modernização da infraestrutura existente a fim de que o esgoto local seja encaminhado ao devido tratamento, diminuindo assim as incidências. São de extrema importância, principalmente, no que tange à qualidade de vida da população atendida, pois garantirão a total eficiência no sistema de coleta", explica o chefe da Divisão Técnica do DAE/SCS, engenheiro Osmar Silva Filho.

Os trabalhos serão executados em horário comercial, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, até 30 de abril, prazo de conclusão dos serviços. A autarquia reforçou a comunicação aos motoristas por meio de faixas já que o trânsito na via será afetado.

Em 2009, São Caetano tornou-se a primeira cidade da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto. A rede coletora possui 324 quilômetros de tubulação instalada e os dejetos são destinados à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Interdição
Em virtude das obras do DAE/SCS, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) interditará parcialmente a Rua Major Carlos Del Prete, entre as ruas José de Alencar e Olavo Bilac. A orientação é para que o trecho em questão seja evitado. Para isso, o acesso aos veículos se dará por meio de três rotas de desvios alternativas.

Os motoristas que quiserem continuar trafegando pela Rua Major Carlos Del Prete deverão entrar à direita na Rua José de Alencar e à esquerda duas vezes, na Rua São Jorge e na Rua São Paulo, respectivamente, e por último à direita, retornando à via.

Já os condutores que estiverem indo sentido Avenida Guido Aliberti (Centro-Bairro) precisarão virar à direita na Rua José de Alencar, à esquerda na Rua São Jorge e à direita na Rua São Paulo, prosseguir até o fim de sua extensão e assim dobrar à esquerda. Para voltar ao sentido Bairro-Centro, bastará contornar à esquerda duas vezes, na Rua José de Alencar e depois na Avenida Senador Roberto Simonsen.

O diretor de Trânsito da Semob, Marcelo Ferreira, ressalta que serão instalados cavaletes com sinalizações de placas de desvios. "O tráfego na faixa da direita do local das obras ficará liberado apenas aos moradores, comerciantes e empresas. Estaremos atuando com agentes nos horários de pico. Também avisamos as linhas de ônibus municipais e intermunicipais por se tratar de ponto de passagem", conclui.

FOTO - FAIXA DAS OBRAS
Autarquia reforçou a comunicação aos motoristas por meio de faixas

Sobre o DAE/SCS
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul é uma autarquia municipal que promove estudos e trabalhos técnicos relativos à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação das taxas e tarifas referentes aos serviços prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas pelos seus serviços.

A autarquia municipal foi criada em 19 de dezembro de 1969, pela Lei n.º 1.813, e tem capacidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira. O trabalho do DAE levou São Caetano, em 1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem 100% de infraestrutura de saneamento básico. Foi o primeiro da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto.

A água que abastece os sulsancaetanenses vem do Sistema Cantareira e o esgoto é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC, ambos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, são 73 mil imóveis atendidos, entre residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num universo consumidor de 149 mil munícipes. As redes de água e de esgoto possuem, respectivamente, 445 e 324 quilômetros de tubulação instalada.

É pioneiro na utilização da água de reúso no Brasil, uma iniciativa responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o tratamento e a destinação final do lixo urbano e a coleta seletiva pelo seu Centro de Triagem, situado no Bairro Prosperidade, onde é feita a separação e o descarte correto dos materiais reciclados recolhidos diariamente na cidade.

Obras Major Carlos Del Prete